terça-feira, 31 de maio de 2011

Paulo Lopes - Imaruí - 28/05/2011

Percurso: Paulo Lopes - Laranjal - Imaruí
Ciclistas: Aline, Claudia e Davi

Colocamos as 3 bikes no carro do Davi e saímos da casa da Clau, em Campinas, por volta das 8h30, em direção ao sitio do Gil, amigo do Davi. Estávamos planejando este pedal há algum tempo, mas sempre aparecia algum impedimento.

Ao chegar em Paulo Lopes, saímos da BR, percorremos uns 2km de estrada de chão e chegamos ao sitio. Nem acreditei, o local é incrível, lindíssimo.

O Gil ficou super animado com a visita surpresa (já havíamos marcado tantas vezes que desta vez decidimos simplesmente aparecer.

Conversamos um pouco sobre os possíveis trajetos de pedal e, por fim, decidimos ir no sentindo Imaruí, trajeto todo em estrada de chão. De Imaruí poderíamos chegar até Laguna.

Saímos do sitio às 10h30. Pegamos a estrada sentido Imaruí e, ao virar a primeira curva, já nos deparamos com um dos morrinhos do trajeto (sem nem aquecer fica difícil, né?!), mas nada poderia tirar nosso animo naquele momento. Estavámos todos com o sorriso na orelha.

Havia comido uma tacinha de granola com iogurte às 7h30, já estava com bastante fome. Ainda bem que eu não era a única. Não demorou para eu perceber que a Clau, assim como eu, estava de olhos nos pés de laranja e bergamota do caminho.

A intenção era encontrar um pé de bergamota carregadinho, a beira da estrada. Visualizei um e dei a dica. Paramos. Para nossa surpresa não era bergamota, mas sim laranja.

Alugamos o Davi para apanhar algumas.

Ninguém tinha faca ou canivete, mas tudo bem ... a Clau, super ninja, descascou umas 5 laranjas com a espatúla de trocar pneu (detalhe a espátula era de plástico).

Continuamos pedalando, mas eu ainda não havia desistido, continuei de olho nas árvores. Passados uns 3km avistei um pé carregadinho, e agora sim, eram bergamotas.

Já fui apanhando as que estavam ao meu alcance e incubimos o Davi de pegar algumas mais madurinhas num pé logo após a cerca. Coitado do Davi, sofreu neste pedal de maioria feminina.

Barriguinha bem cheia, continuamos o pedal.

A estrada estava bem boa. No nosso campo de visão: muito verde, montanhas, rios, plantações, poucas casas, bois, vacas, carneiros, ovelhas, cabras, bodes, cachorros ...

As horas foram passando e comoçamos a nos questionar: quantos quilometros faltam para o restaurante mais próximo?

Encontramos o primeiro boteco do caminho por volta do meio dia, após 10km de pedal. Muita bebida e nada de interessante para comer. Optamos por uma paçoquinha. Pedimos informações sobre o trajeto e descobrimos que faltavam cerca de 30km para o asfalto.

Seguimos parando de bar em bar. Um com mais cara de buteco que o outro. Num deles havia apenas uma mesa de sinuca e garrafas de pinga. A informação nesse último é de que encontraríamos um bar com comida nos próximos 2km. Ficamos animados.

Chegando no tal bar fomos informados de que, excepcionalmente naquele dia, não haviam fornecido os salgados que costumam vender. Imagine nossa tristeza.

Havia uma turma no bar, jogando bocha, tomando cerveja e comendo churrasco. Viram nosso desespero e compartilharam seu churrasquinho conosco. Trouxeram um prato de ligüicinha e outro de carne.

Me dei suuuuper mal, né?! Para quem não sabe, sou vegetariana. Acabei comendo 2 pacotinhos de rufles (genérico) e uma pepsi, suuuper saudável, meu Deussss.

Segundo informações, faltavam ainda 19km para o asfalto. Já havíamos pedalado 22km, já eram umas 13h e decidimos continuar a exploração numa próxima oportunidade.

Voltamos num ritmo tranquilo aproveitando o visual, conversando e planejando novas aventuras.

Paramos para algumas fotos.

Pedal finalizado no sitio às 15h30.

O Gil não estava. Aproveitei para tirar algumas fotos do sistio (como eu havia carregado minha câmara nova, que é grande, até lá, nada mais justo).

Assim que o Gil chegou nos preparou um café, feito com coador. Que delícia. Super agilizado, pediu para que ficássemos, pois iria prapar uma sopinha de verduras ... e já foi preparando.

Continuamos a conversa, agora pertinho do fogão a lenha. A noite foi caindo e, junto dela, veio o friozinho típico do interior.

Na espera da sopa ficamos assistindo um DVD super legal: The Originals.

A banda The Originals é formada pelos integrantes originais das mais famosas bandas de rock dos anos 60 e 70. Almir, Pedrinho, Cleudir e Miguel (todos ex-Fevers); Netinho e Nenê (Os Incríveis), Ed Wilson (ex-Renato e seus Blue Caps). O DVD conta com participação especial de Michael Sullivan, Lobão, Chorão, Paulo Miklos Erasmo Carlos e Renato Barros, cantando grandes sucessos da Jovem Guarda, como "Vem Quente que Eu Estou Fervendo" e "Festa de Arromba".

Sopinha feita em panela de barro e fogão a lenha pronta, nos servimos, num pratinho também de barro e nos delicíamos com a experiência do Gil.

A noite estava ótima, mas era hora de irmos embora, todos precisavam de um banho, alguns de roupas limpas (a Clau já estava arrumadinha).

Nos despedindo prometendo que na próxima visita acamparíamos na casa e que, certamente traríamos um vinhozinho. O local pede.