quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Aluguel de BIKE em CTBA


A prefeitura de Curitiba estuda implantar um sistema de aluguel de bicicletas semelhante ao utilizado em Paris, na França e em Barcelona, na Espanha. A informação é da coluna de Celso Nascimento, jornalista da Gazeta do Povo, publicada nesta quinta-feira (13).
Em Paris, são 10 mil bicicletas utilizadas por 102 mil usuários cadastrados. Em Barcelona, são seis mil para 85 mil ciclistas.

O texto afirma que técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbs, responsável pelo transporte coletivo, estiveram reunidos com o prefeito Beto Richa esta semana no Palácio 29 de Março, para tratar da questão.

Assim como acontece nas duas cidades européias, se o sistema for colocado em prática, os curitibanos se cadastrarão e, com um cartão eletrônico pelo qual pagarão uma anuidade inicialmente calculada em R$ 50,00, poderão pegar uma bicicleta em qualquer dos vários bicicletários que serão instalados na cidade. O direito de uso será de meia-hora, renováveis mediante a apresentação do cartão em qualquer outro bicicletário, sem custo adicional.

3 comentários:

Unknown disse...

Q maaaaaaassa!!! Finalmente qdo eu for p ctba poderemos andar juntos de bike.
=*

Anônimo disse...

Não é a toa que prefiro essa cidade!

Anônimo disse...

Oi Aline,
Um grupo da Bicicletada foi chamado para ouvir uma exposição do projeto (8 de janeiro). Foi algo mais técnico, sobre os pontos de estacionamento e circuito de circulação no Centro. Mas ainda como esboço, com muitos pontos a serem definidos. Esperamos que saia o projeto, e não seja apenas uma forma de acalmar esse grupo de ciclistas que vive incomodando!
Os ciclistas também encaminharam relatório ao IPPUC, relativo ao Plano Diretor, no mês de dezembro de 2007.
Precisamos acompanhar o andamento dessas coisas, para que não caiam no esquecimento.
A página da Bicicletada Curitiba é www.bicicletadacuritiba.org .