“Não apenas construindo bicicletas, mas mudando vidas.” Esse é o slogan que traz a Zambike, uma bicicleta bem diferente que vem sendo fabricada há cerca de 3 anos na Zâmbia. Feita de bambu e em vários modelos, ela é, além de ecologicamente correta, bem mais resistente que muitas das tradicionais vendidas no mercado. Além disso, sua produção ajuda a gerar empregos num país onde a taxa de desemprego chega a 50%.


Segundo o site da empresa, a Zambikes International, originalmente americana, surgiu em 2010 de uma parceria entre dois americanos e dois zambianos. O modelo de negócios no qual ela atua, o chamado negócio social, tem o objetivo de resolver problemas sociais através do reinvestimento integral do lucro na própria empresa e na comunidade local. Nada mal.




A empresa garante que, ao comprar uma Zambike, você emprega 40 trabalhadores de uma comunidade próxima à Lusaka, a capital do país. Nos últimos três anos, o dinheiro das vendas das bicicletas tem sido revertido em importantes ações sociais e de capacitação para a comunidade, transformando a vida de muita gente. Veja mais aqui.


fonte: http://style.greenvana.com/2012/a-bicicleta-de-bambu-que-transforma-vidas-na-africa/


Encontrei esse blog aqui, o cara é de Porto Alegre e constroi bikes reclinadas de Bambu, muito legal:http://ecobamboobikes.blogspot.com/