domingo, 31 de julho de 2011

Volta Ilha - Tractebel + Santa Ciclismo - 23 e 24 de julho de 2011

Neste final de semana aconteceu o tão programado passeio reunindo alguns ciclistas da empresa onde trabalho, Tractebel Energia e o grupo Santa Ciclismo, de Santa Cruz - RS.

A idéia era que nós, ciclistas da Tractebel mostrásssemos aos gaúchos algumas das maravilhas da nossa Ilha Encantada. O passeio foi dividido em 2 dias.

1o dia - Trecho Norte

Trajeto: Costão do Santinho, Ingleses, Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Hotel Mercure - Itacorubi totalizando.
Distância Percorrida: 43 km


Fiquei assustada e ao mesmo tempo empolgada com o número de ciclistas que vi ao chegar no hotel Mercure. O assustada refletia um pouco a preocupação de que tudo corresse da melhor forma possível e que todos se mantivessem em segurança. Num grupo tão grande muita coisa pode acontecer.

Saimos do Hotel Mercuri, de ônibus, em direção ao Costão do Santinho, por volta das 15h. Totalizavamos 57 ciclistas. Todos "pilhadassos" para pedalar.
Ainda no ônibus foram dadas as instruções para garantir a segurança do grupo.

Ao chegar no Costão, montamos as bikes, tiramos fotos e iniciamos o pedal.



Fizemos algumas paradas curtas para agrupar e a primeira parada programada na praia de Moçambique, no Rio Vermelho. Legal observar a expressão e os comentários das pessoas que não moram na Ilha ao ver todas as nossas belezas naturais.


A segunda parada foi na praia da Barra da Lagoa, no meu caso teve direito a suco de laranja fresquinho. Combinamos de agrupar novamente no mirante da Praia da Barra.


Eu nunca havia passado de bike no sentido Barra -> Lagoa, sempre do sentido Lagoa -> Barra e sempre pensei no "morrinho" da Barra como desafiante. Subi de certa forma de boa, o que me deixou muito feliz. Mais uma vez observei os turistas alucinados com a vista.

No centrilho da Lagoa paradinha para a preparação do último desafio, o morro da Lagoa. Acho a subida de certa forma técnica, principalmente devido as curvas super fechadas. Mas a galera é preparada e mandou bem pacas.

Reunimos todo o grupo e foram passadas as últimas instruções para atenção na descida e agrupamento para chegada ao Hotel.

Como conheço bem a descida, e adoro, fui naquela empolgação, acima de 65km/h.

No hotel fomos recepcionados pelos familiares e aproveitamos para combinar certinho o horário do jantar.

Um dos integrantes do Santa Ciclismo trabalha numa das empresas clientes da Tractebel Energia, e, para bem recepcionar seu cliente, a Tractebel ofereceu um jantar de integração que contou com a participação dos ciclistas, familiares, além de alguns colaboradores e diretores da Tractebel.

O jantar, Paella, ocorreu em clima animado (comi uma supeeeer salada) e foi regado aos vinhos fabricados pela familia do Luis Felippe, um dos ciclistas e colaborador da Tractebel.

Para finalizar tivemos a comemoração do aniversário de uma das ciclistas, com direito a um bolo de chocolate delicioso.

Eu ainda dei uma passadinha num outro evento que contava com a participação da Tractebel, o Desafio Musical do Sesi. Cheguei apenas para a premiação, 2o lugar para a colega Cecia.

Fui dormir quase 2h, sabendo que domingo me aguardava um longo pedal.



2o dia - Trecho Sul
Trajeto: Hotel Mercure - Itacorubi, Beira Mar Norte, Saco dos Limões, Beira Mar Sul, Careanos (Aeroporto), Base Aérea, Ribeirão da Ilha, Morro das Pedras (Mirante do Convento), Campeche, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Hotel Mercure - Itacorubi.
Distância Percorrida: 60 km


A saída estava programada para as 8h20, mas aconteceu por volta das 9h, com direito a algumas paradas na Beira Mar norte, principalmente na cabeceira da ponte Hercilio Luz, onde os 50 ciclistas do dia interromperam a ciclovia (tudo bem gente foi bem rapidinho).


No trecho que leva ao aeroporto tivemos o primeiro pneu furado, demorou ein?!

Nos agrupamos em frente a Base Área para identificação do grupo. Previamente havíamos solicitado autorização para a passagem. Nessa hora eu gelei, começaram a solicitar as identidades e .... eu havia esquecido a minha, fala sério né? só eu mesma. Eles conferiram umas 15 e por fim desistiram e liberaram a passagem. Ufaaaaaaaaa.



Da base seguimos pelo Ribeirão e fizemos uma parada para um lanchinho no trevo do Erasmo, na padaria sugerida por mim, a padaria da Bananinha (fazemos pedais aos domingos para comi;ança por lá. A galera parecia que estava almoçando. Bahhhh, pedalar dá uma fome (rsrsrs).

Dali seguimos até o mirante do Morro das Pedras, no convento. É uma subidinhaaaa, mas vale a pena. a vista dali é incrível. Mais algumas fotos ...



Descidimos que o almoço aconteceria na praia do Campeche e, mesmo com um P* vento contra, seguimos em direção à praia. Eu, que sou vegetariana e não sou boba, tinha dois sanduiches bem caprichados na bolsa. A galera mandou ver no peixe e nas batatas fritas. Continuar o pedal certamente não foi fácil. A vista ali estava incrível e chamava para um cochilinho, mas sem chances ...

O vento continuou dificultando nossa vida até chegarmos no centrinho da Lagoa. Algumas pessoas já estavam visivilmente cansadas, mas mesmo com o carro de apoio a galera preferiu usar suas últimas energias para novamente subir o Morro da Lagoa.

Depois dali só alegria até a chegada no hotel.


Na chegada reunião do grupo para as últimas fotos, agradecimentos, trocas de emails ...

Fui para casa com aquela sensação deliciosa que só quem pedalou o dia inteiro sabe como é.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pedal Solitário - Curso Horta Natural - 16/07/2011

Ao receber o panfleto abaixo fiquei muito interessada em participar do Curso de Horta Natural, que aconteceria no sitio do amigo Pancho e que seria ministrado pelo colega Rama.

Faz tempo que quero aprender mais sobre como cultivar da melhor forma. Meu pai tem uma super horta orgânica e eu ... nunca plantei um alface.
Como o curso aconteceria no sábado, dia de pedal, decidi juntar o "útil ao agradável".

Sai de casa já um pouco atrasada, mas com o percurso definido. Sairia pedalando da Beira Mar norte em direção a Caiera da Barra do Sul, passando pela Tapera.

Ao tentar estacionar na Beira Mar tive uma surpresa, estava acontecendo um evento chamado Mexa-se, organizado pela Globo. Haviam milhares de pessoas dispostas a caminhar e ... muitos carros estacionados. Tive que rodar um bocado até encontrar uma vaga.

Quando iniciei o pedal já eram 9h. Tentei impor um ritmo forte para não chegar muito atrasada.
Adentrando ao trecho sul tive a companhia do cento contra por todo o trajeto.

O dia estava lindo e nada poderia atrapalhar meu animo.
Ao chegar no Ribeirão, pausa para uma barrinha de cereal e, claro, para registrar o momento:

Quem acha (eu) que a Caiera fica próximo ao Ribeirão está completamente enganado. Passando o Ribeirão, temos Freguesia do Ribeirão, muitos morrinhos, estrada de paralelepipedo e só então chegamos a Caiera.

O sitio onde aconteceria o curso fica no número 179XX, e os números iam aumentando bemmmm devagar. Tudo bem, a paisagem compensava qualquer distância ou qualquer esforço para as subidas.

Cheguei no curso umas 11h. Fui recebida pelas Queridas Isis e Beladona surpresas com minha vinda de bike. Tomei uma águinha, um cafezinho e sentei na "sala de aula".

A parte teórica estava quase no fim, ao acabar partimos para a prática.

Ao chegar no lugar onde montaríamos a horta que emoção, uma vista incrível, dá gosto ficar ali capinando, plantando, conversando, fazendo qualquer coisa:

Fomos montando tudo passo a passo, afofando a terra, cercando a área que seria plantada, separando uma área para a colheita .... que delicia estar ali mexendo na terra, sentindo sua energia.

Ainda pela "manhã" deixamos tudo pronto para o plantio e fomos almoçar. Almoço vegetariano, delicioso em boa companhia. A conversa percorreu diversos temas, passando por vegetarianismo, crudivorismo, animais de estimação, viagens, cursos ...


Depois de um pequeno descanso voltamos a horta e plantamos: árvores frutiferas (laranja, limão, lichia, manga), verduras (alface, repolho, couve, brocolis) e legumes (berinjela, pimentão).

Adorei!!!



Ainda tivemos uma aprendizado sobre como fazer as mudinhas e então fui embora, não queria pedalar sozinha no escuro.


Sai da Caieira as 16h30. Após uns 5km já parei para tirar fotos. Mais 1km e parei para tomar um caldo de cana e comer uma broinha fresquinha. Inevitável, o sol estava se pondo e eu teria que pedalar no escuro, apenas com uma luzinha trazeira.


Não tinha mas o que fazer e, já que estava por ali, nada melhor do que apreciar o momento magnífico que foi o sol se pondo.


Tentei acelerar um pouco a velocidade da pedalada e segui, sem parar, até a Beira Mar. Chegando lá as 19h, feliz da vida com o dia maravilhoso.